Simbios identifica primeira ocorrência do vírus IBV GI-23 na avicultura industrial no Brasil e na América do Sul
A Simbios Biotecnologia, pioneira no Brasil na realização de análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos, identificou de forma inédita, através de estudos de sequenciamento genômico, a primeira ocorrência da linhagem do vírus IBV GI-23 na América do Sul em frangos de corte no sul do Brasil. A identificação ocorreu após detalhados estudos em lotes com manifestações clínicas de bronquite infecciosa nas aves.
Entre os sinais clínicos a serem destacados estão a queda na produção de ovos, depressão, diminuição repentina no consumo de ração, diarréia, poliúria, bem como mortalidade aumentada.
Através do mapeamento realizado pela Simbios, será possível iniciar a adoção de estratégias e medidas para compreender não somente a doença, mas a prevalência e incidência do vírus, bem como definir estratégias de prevenção e controle, agindo assim de forma efetiva para o controle da doença e tomando as atitudes sanitárias necessárias.
Vale destacar que, com base nos estudos de sequenciamento e caracterização da nova cepa no Brasil, estamos lançando rotina internacionalmente inédita para a detecção específica da linhagem GI-23 pela RTqPCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real sucedida da Transcrição Reversa), que permitirá detectá-lo em condições críticas, ou seja:
:: Em baixas concentrações virais, situação muito comum nas amostras clínicas.
:: Em coinfecção com os sorotipos recorrentes, Massachusetts e BR (no Brasil), muitas vezes presentes nas amostras, como cepas de desafio ou vacinais.
Atualizamos assim nossa modalidade IBVTIP, que agora detecta pela qPCR, genericamente, o coronavírus aviários (alvo UTR) e, especificamente, os sorotipos (alvo S1) Massachusetts, BR e a linhagem GI-23.
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista