PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Salmoneloses no contexto de One Health
A Saúde Única (One Health) envolve uma abordagem multidisciplinar, com esforços colaborativos de diversas áreas, que buscam trabalhar de forma integrada localmente, regionalmente, nacionalmente e globalmente para prevenir e controlar doenças, com o objetivo de alcançar a saúde ideal para humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e meio ambiente. A One Health Initiative Task Force (OHITF) é uma iniciativa mundial que reconhece que os seres vivos e seus ecossistemas estão intimamente ligados e são interdependentes.
Recentemente, a abordagem One Health está em grande evidência, principalmente devido à ampla disseminação do SARS-CoV2 humano e das diversas formas de gripe humanas e animais, como a influenza aviária, também conhecida como gripe aviária. Portanto, patógenos bacterianos são extremamente preocupantes quanto à saúde única, pois muitos desses microrganismos infectam uma ampla diversidade de organismos vivos.
Como exemplo principal de bactéria que tem uma disseminação ampla em diferentes organismos vivos e que requer uma abordagem de saúde única constante está a Salmonella. Esse gênero de microrganismo procarioto possui uma ampla diversidade biológica com muitas linhagens – historicamente classificadas como sorotipos para finalidades epidemiológicas –, que possuem adaptações a hospedeiros específicos e ou ambientes.
Destaca-se especialmente como agente patogênico de diversos animais de estimação e produção e pode se disseminar no ambiente de criação, infectando o próprio homem, pelo convívio ou alimentação. Gera ainda grande preocupação com as criações intensivas de animais de produção, pois a bactéria se multiplica no trato entérico de aves, suínos, bovinos, entre outros, contaminando os diferentes tipos de alimentos humanos (carnes, ovos, leites, queijos etc.).
Os pesquisadores da Simbios Biotecnologia têm realizado e publicado diversos estudos científicos sobre a epidemiologia de Salmonella e suas principais linhagens/sorotipos de preocupação para saúde única nos últimos 15 anos. Mais recentemente, artigo de revisão com a participação da equipe de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico da Simbios apresentou um cenário amplo e abrangente sobre o tema (acesse aqui ou aqui).
A Simbios realiza uma grande diversidade de análises de salmonela e também possui diversos kits para detecção e quantificação dessa bactéria que podem ser utilizados no diagnóstico de isolados humanos, animais e ambientais.