Diagnóstico molecular é aliado da saúde do consumidor
Além das medidas de higiene e segurança sanitária, a busca por uma boa alimentação passou a fazer parte dos protocolos de muitas pessoas no enfrentamento à Covid-19. Para se ter uma ideia, em 2021, quando o Google Trends completou 15 anos, a gastronomia liderou as pesquisas do período na gigante de buscas por temas.
Mas você sabe por quais processos os alimentos passam antes de chegarem às gôndolas dos supermercados? Para garantir a sanidade dos alimentos, importantes recursos utilizados pela indústria, e que acabam sendo grandes aliados da saúde do consumidor, são a análise e o diagnóstico molecular.
Eles estão entre alguns dos expedientes mais eficazes no atendimento às normas necessárias de controle de qualidade e de controle sanitário. As técnicas de diagnóstico molecular se fundamentam na análise direta da sequência dos ácidos nucléicos presentes no DNA para identificação e caracterização de organismos, patologias e características genéticas de interesse. Essas técnicas têm sido aplicadas para detecção de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas em animais e em humanos. O método é usado ainda para determinar sorotipos específicos de salmonela, normalmente associados a patologias de aves, suínos, bovinos etc.
Na agroindústria, as técnicas moleculares permitem identificar, com extrema precisão, cepas potencialmente patogênicas que podem ocorrer na produção, como o vírus de influenza aviária, responsável por causar sérios problemas. Identificados a tempo, evitam problemas gigantescos que poderiam afetar toda a cadeia produtiva.
A Simbios Biotecnologia é pioneira em análises especializadas de Diagnóstico Molecular e vem caminhando junto com o setor produtivo na missão de se tornar cada vez mais eficiente e sustentável.
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista