PCR a serviço do controle de qualidade dos alimentos Kosher
Recentemente, os judeus deram as boas-vindas ao seu Ano-Novo, o Rosh Hashaná. Enquanto grande parte do mundo segue o calendário gregoriano, o judaísmo celebrou a saída de 5783 e a entrada em 5784. Em 2023, o momento de renovação ocorreu entre 15 e 17 de setembro. Os festejos incluíram rezas e refeições festivas.
Mas você sabia que existem regras alimentares a serem seguidas pelos judeus, respeitando, entre outros, os ingredientes que compõem os produtos a serem consumidos, bem como o processo de fabricação empregado? O conjunto de normas toma como base o Torá, livro sagrado, que define o que pode ser servido à mesa e de qual forma. Ele é conhecido como alimentação Kosher, cuja tradução literal é “próprio”, “adequado” ou “correto”.
Há rabinos e especialistas responsáveis por esse controle. Em caso de fábricas, por exemplo, eles realizam visitas técnicas para garantir que todo o processo de produção de determinado alimento esteja dentro do exigido. Também verificam a existência da Certificação Kosher, que atesta que os produtos fabricados por determinada agroindústria obedecem todos os pontos que regem a dieta. É um documento mundialmente reconhecido, sinônimo de controle máximo de qualidade.
São inúmeros os detalhes de kashrut (o conjunto de leis relativos a comidas e bebidas). No caso da proteína animal, entre as principais restrições, é proibido comer carne de porco e coelho. Também não podem ser consumidos peixes sem escamas nem nadadeira dorsal, como bagre e pintado, cação, frutos do mar e moluscos, além de aves selvagens.
A Simbios Biotecnologia está apta a prestar serviços para as indústrias que contam com a Certificação Kosher, realizando análises laboratoriais com técnicas de DNA. Por meio da técnica PCR, é possível constatar, por exemplo, a presença de resíduos de proteína de suínos nos produtos. Estamos igualmente capacitados a atender demandas relativas aos alimentos com selo Halal, processados sob orientação da lei islâmica.
Acesse aqui para saber mais.