Diagnóstico molecular e o futuro da produção sustentável de rações e alimentos
Recentemente, representantes da Federação Internacional da Indústria de Rações (IFIF) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) se reuniram em Roma (Itália) para reforçar o compromisso em promover a produção de rações e alimentos seguros, nutritivos e sustentáveis.
A seguir, destacamos, com base em nosso histórico e experiência como empresa pioneira no Brasil em diagnóstico molecular, alguns dos tópicos abordados pela IFIF e FAO e como a técnica pode impulsionar de forma significativa cada um desses objetivos, contribuindo com os desafios da indústria de proteína animal e a segurança alimentar da população.
Transformação sustentável do setor pecuário
A iniciativa "Road to 2050", mencionada na reunião, visa a alinhar práticas do setor à sustentabilidade global. O diagnóstico molecular permite a identificação precoce de doenças e o monitoramento preciso de patógenos, contribuindo para a redução do uso de antibióticos e para a otimização da produção animal. A Simbios oferece soluções em análises de DNA e RNA de agentes infecciosos que promovem resultados mais eficientes e com menor impacto ambiental.
Segurança de rações
A indústria de rações animais cumpre um papel crucial na segurança alimentar da população mundial, garantido o sustento do sistema de produção de proteína animal, que depende de uma nutrição de precisão, livre de contaminação e dentro das normas legais. Alinhada aos padrões do Codex Alimentarius (normas internacionais que definem os requisitos para a produção e comercialização de alimentos), a PCR permite a detecção e quantificação da presença de microrganismos de interesse, como Salmonella, determinados patotipos de Escherichia coli e outros, prevenindo riscos à saúde animal e humana.
Redução de antimicrobianos
A Simbios apoia a iniciativa RENOFARM, da FAO, que visa minimizar o uso de antimicrobianos nas fazendas. O diagnóstico molecular viabiliza a identificação precoce de infecções, permitindo tratamentos mais direcionados e diminuindo a necessidade de antibióticos, possibilitando intervenções rápidas e específicas, promovendo a saúde animal de forma mais natural e eficiente, além de contribuir para o combate à resistência bacteriana.
Convergência de padrões globais
Detentora da certificação ISO 9001:2015, a Simbios atua em conformidade com os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade. A empresa busca constantemente o aprimoramento de suas técnicas e a padronização de seus processos, contribuindo para a convergência global de requisitos técnicos estabelecidos pelas autoridades regulatórias ao oferecer soluções em serviços para o cluster de proteína animal e alimentos, como agroindústrias de avicultura e suinocultura, produtores de vacinas, fábricas de rações, detecção de proteínas, além de monitoria vacinal, atendendo assim as diversas etapas do processo produtivo.
A Simbios Biotecnologia, por meio de suas soluções em diagnóstico molecular, se coloca na vanguarda dessas transformações, contribuindo para um futuro mais seguro e sustentável na produção de alimentos e rações.
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista