Simbios aprimora soluções para o diagnóstico de IBV Simbios Biotecnologia

Simbios aprimora soluções para o diagnóstico de IBV

A Simbios Biotecnologia acaba de atualizar suas soluções para o diagnóstico e tipificação de linhagens de IBV (Vírus da Bronquite Infecciosa das Galinhas tanto na linha de produtos como serviços. Os métodos, tiveram seus alvos de amplificação aprimorados, tornando-se mais inclusivos ao considerar composições de nucleotídeos das variantes mais recentes, atingindo uma maior abrangência, incluindo inúmeras cepas latino-americanas.
Nossa experiência em vigilância epidemiológica molecular permite ampliar a identificação de variantes virais, rastreando origens (1), auxiliando a compreender a epidemiologia e fortalecendo o monitoramento da diversidade e evolução de IBV ao longo do tempo. As atualizações na RT-PCR em Tempo Real (qPCR) trazem melhorias na configuração de primers e sondas, que garantem:

  • Maior abrangência, reconhecendo as cepas mais relevantes e emergentes;
  • Maior precisão, reprodutibilidade e robustez;
  • Maior sensibilidade e especificidade diagnósticas frente às cepas circulantes.

Além disso, promovemos a harmonização do método com a nomenclatura internacional, que considera linhagens de IBV (2) baseando-se na estrutura filogenética do gene S1. Neste esquema, são reconhecidas 32 linhagens em todo o mundo, sendo 27 pertencentes ao grupo GI e uma linhagem para cada grupo, de GII a GVI. No Brasil, atualmente, há reconhecimento da circulação de três linhagens, todas muito bem cobertas pelos métodos recém atualizados pela Simbios:

  • GI-1 - Inclui a primeira cepa vacinal de IBV - Massachusetts, muito conhecida,  usada e amplamente distribuída. Considera as cepas vacinais do sorotipo Massachusetts, como H120, Mass41 e Ma5A, e também as cepas reconhecidas como sorotipo Mass associadas a doenças respiratórias, a campo. 
- O kit NewGene MASSAmp passará a se chamar NewGene GI1Amp e a modalidade de diagnóstico MASS passará a se chamar GI1.
  • GI-11 - compreende a linhagem brasileira referida como BR, que também tem registros na Argentina e Uruguai (3). A linhagem brasileira causa predominantemente doenças respiratórias e renais (4). Vacinas comerciais que utilizam esta linhagem também estão disponíveis.
- O kit NewGene BRAmp passará a se chamar NewGene GI11Amp e a modalidade de diagnóstico BR passará a se chamar GI11.
  • GI-23 - considera tanto o tipo selvagem de desafio, também referido como Var2, original do Oriente Médio, que desde 2022 circula no Brasil, conforme já descrito pela equipe da Simbios (5), como também a vacinal Var206, da Phibro.
-O kit NewGene GI23Amp e a modalidade de diagnóstico GI23 já estavam associados ao nome mais aceito para esta linhagem.

Os métodos diferenciam cepas vacinais de cepas de campo?
Importante ressaltar que as três linhagens que atualmente ocorrem em desafios a campo no Brasil - GI-1, GI-11 e GI-23 - possuem soluções homólogas de vacinas comerciais em nosso mercado. Lembramos que os métodos baseados na qPCR não distinguem cepas vacinais e de campo, sendo necessária a interpretação cuidadosa dos resultados, considerando o histórico de vacinação. 
Ainda assim, a Simbios oferece ferramentas para essa distinção através do sequenciamento genético. Em breve, lançaremos métodos qPCR DIVA (Differentiating Infected from Vaccinated Animals) que distinguirão cepas vacinais.

O que muda no uso de kits NewGene?
Não será necessário fazer nenhuma alteração no protocolo, pois todas as condições da qPCR permanecem as mesmas. A única precaução é atualizar com os novos controles da linha NewGene Ref, de acordo com sua versão correspondente.

E o serviço de tipificação de IBV?
Na prática, apenas o nome da modalidade e a apresentação dos resultados no laudo de análise sofrem alteração. A interpretação dos resultados permanece a mesma. A nova versão do método amplia a sensibilidade clínica, ao incluir cepas emergentes ou de origens mais remotas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas através do e-mail sac@newgene.com.br ou ainda pelos telefones/WhatsApp (51) 3074-7400 e (51) 3074-7401.

Simbios: precisão que impulsiona o sucesso da sua avicultura.