Simbios aborda a importância das vacinas autógenas para doenças virais no Simpósio Facta
A Simbios Biotecnologia, especialista em diagnóstico molecular e pioneira no Brasil na realização de análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos na saúde humana, animal e microbiologia na produção de carnes, integra a programação do Simpósio Facta de Vacinas Autógenas em Saúde Animal.
Às 10h25min do dia 15 de setembro, o biólogo e mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente André Fonseca, sócio-fundador e diretor executivo da Simbios, abordará o tema “Porque vacinas autógenas para doenças virais”.
Ele adianta que monitorar a emergência de agentes infecciosos, em confronto com os achados a campo, tem sido um desafio complexo e instigante no controle de doenças e um dos pilares da vigilância epidemiológica para a indústria de proteína animal. E que, por outro lado, o diagnóstico molecular tem se mostrado uma valiosa ferramenta para avaliar a eficiência de vacinas.
Recentemente, a empresa identificou de forma inédita, através de estudos de sequenciamento genômico, a primeira ocorrência da linhagem do vírus IBV GI-23 na América do Sul em frangos de corte no sul do Brasil. A identificação ocorreu após detalhados estudos em lotes com manifestações clínicas de bronquite infecciosa nas aves.
A bronquite infecciosa é uma doença aguda e altamente contagiosa que afeta apenas aves domésticas e ocorre em aves de todas as idades. Mas as jovens são particularmente suscetíveis, com alta mortalidade, quando patógenos oportunistas complicam a doença. O vírus IBV é prevalente em galinhas e também foi encontrado em pavões. Para se ter ideia, ele está presente na maioria das regiões produtoras de aves do mundo e pode se espalhar muito rapidamente em animais não protegidos. O vírus é altamente infeccioso e se dissemina tanto por aerossol quanto por meios mecânicos. “Para o controle da doença, é essencial entender a situação epidemiológica”, destaca Fonseca.
Através do mapeamento realizado pela Simbios ao longo de seus 29 anos de atuação, tem sido possível dar suporte à indústria na adoção de estratégias de prevenção e controle, oferecendo melhor entendimento da incidência e prevalência dos diferentes agentes infecciosos, apontando atitudes sanitárias necessárias com maior assertividade.
O Simpósio Facta será realizado de forma on-line, tendo como objetivo promover a troca de informações sobre as auto vacinas e como os setores produtivos de aves, suínos e peixes podem se beneficiar delas.
A Facta – Fundação de Apoio a Ciência e Tecnologia Avícola – é atualmente a principal instituição de referência brasileira na divulgação de conhecimentos na área de ciência e tecnologia avícolas, representando no Brasil a World’s Poultry Science Association (WPSA).
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista