PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Pneumonia enzoótica de suínos no Brasil
A pneumonia enzoótica é uma das principais doenças infecciosas em suínos. Associada a grandes perdas econômicas nos sistemas de produção, encontra-se amplamente disseminada na suinocultura industrial em todo o mundo. A bactéria causadora da enfermidade é um micoplasma, o Mycoplasma hyopneumoniae, que apresenta grande diversidade genética e bioquímica, resultando em linhagens e cepas com diferentes características patogênicas.
Os profissionais da Simbios Biotecnologia têm participado de pesquisas científicas de detecção e identificação molecular da bactéria em rebanhos comerciais de suínos. Um dos estudos indicou a diversidade genética da bactéria no Brasil pela tipagem de multilocus de sequências de DNA (MLST, multilocus sequence typing).
Foram demonstrados os principais genótipos (STs, sequence types) de suínos de granjas das três importantes regiões produtoras no país, sendo encontrados ST 69 (89,5%), seguido de ST 70 (4,5%), ST 123 (3%), ST 124 (1,5%) e ST 127 (1,5%). Os cinco eram todos novos, provavelmente representando linhagens brasileiras exclusivas. Esses resultados apontaram para uma alta clonalidade de genótipos de M. hyopneumoniae no Brasil. Os dados obtidos permitiram a elaboração de um artigo que foi publicado na conceituada revista Veterinary Microbiology – PMID: 31648728 e DOI: 10.1016/j.vetmic.2019.108434 (acesse aqui).
Com base neste e mais uma série de estudos, a Simbios disponibiliza uma gama de testes de detecção e quantificação de agentes para monitorar a situação sanitária dos rebanhos suínos. Confira em nosso site.