NOSSA EQUIPE | Roberto: ações planejadas sem perder o foco humano
As responsabilidades de Roberto Antonio Martins dentro da Simbios exigem concentração total. Por isso, o mais comum é deparar com ele com um semblante sério e compenetrado em frente ao computador, ajustando demandas burocráticas, conferindo documentos relativos ao financeiro, legislação e recursos humanos.
Criterioso, metódico e extremamente correto, nada foge ao olhar apurado do nosso coordenador administrativo. O jeito reservado esconde um coração acolhedor e zeloso, uma pessoa com quem, segundo os colegas mais próximos, sempre se pode contar. Paizão, também acaba sendo um no ambiente de trabalho, o que inclui desde uma chamada de atenção seguida de conselhos, até a resolução de problemas cotidianos da equipe, como ajustes de horários em caso de necessidades pessoais.
Filho de Antonio e Carmem, natural de Porto Alegre e morador de Viamão, é o caçula de quatro filhos. Mesmo tendo uma infância e adolescência rodeado de amigos e integrante da turma do “fundão” da sala, sempre foi atento e inteligente, jamais tendo reprovado na escola.
Casado com Nara, conheceu a esposa em 1981, ainda estudante do ensino médio. Os dois eram funcionários de um supermercado que contava com um restaurante internacional, ele atuando no administrativo e ela na loja. Da amizade surgiu a reciprocidade, o namoro e o casamento. Da união vieram Thiago, 31, Rodrigo, 27, e Lucas, 26.
A formação superior só foi possível depois do nascimento dos guris. Chegando a abraçar dois empregos para dar conta do sustento da casa e sempre vislumbrando um futuro mais seguro, Roberto tinha ciência da necessidade de buscar um diploma que agregasse à sua qualificação profissional. Quando equilibrou as finanças, voltou a estudar, isso em 2002, graduando-se em Administração em 2008 pela FAPA (atual UniRitter).
O título lhe abriu ainda mais portas, somado a um currículo de importantes experiências anteriores, entre as quais passagens pelos setores administrativos de um banco e de uma grande cervejaria, seguido da responsabilidade do cargo de gerente regional de um plano saúde, onde ficou por 12 anos. Neste último, chegou a receber uma proposta para trabalhar no Rio de Janeiro. Mas, por conta dos filhos pequenos e tudo que envolveria a mudança, abdicou da oportunidade. A estrutura da empresa foi modificada e a unidade local foi fechada, com o desligamento de todos os funcionários.
Roberto, que sempre foi previdente e organizado, teve serenidade suficiente para enfrentar o delicado período porque tinha planejado uma reserva de emergência. “Essa economia foi resultado de uma combinação de responsabilidade, necessidade e oportunidade. É algo da minha família, todos tem a noção de não gastar mais do que se ganha e da importância de ter uma vida regrada”, comenta.
Foram dois anos em busca de uma recolocação profissional. Ele escutou por várias vezes que seu currículo era muito qualificado para as vagas existentes, mas não desistiu. Um dia, viu um anúncio da Simbios Biotecnologia. Se candidatou, passou por uma seleção e foi contratado aos 47 anos como assistente administrativo, em outubro de 2010.
“Estava aberto para descer alguns degraus profissionalmente pois sabia que poderia colaborar com meu conhecimento. E valeu a pena. Vivenciei várias fases da empresa em todo esse tempo, dos rearranjos até o atual plano de crescimento. Os próximos anos nos reservam boas perspectivas”, avalia.
Assim como muitos dos colegas entrevistados para a coluna, ele tem uma forte sensação de pertencimento ao falar da Simbios. E, se na batida do trabalho Roberto imprime uma cadência austera, o ritmo em casa é regado a um bom rock and roll, com Rolling Stones e Queen no topo da playlist. Lidar com ferramentas em sua oficina é outro passatempo entre os preferidos, que só não ganha de seu afeto e cuidado com a esposa e os filhos, com quem realmente gosta de estar.
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista