NOSSA EQUIPE | Rebeca Machado: responsabilidade e referência dos laços familiares Simbios Biotecnologia

NOSSA EQUIPE | Rebeca Machado: responsabilidade e referência dos laços familiares

O senso de responsabilidade da técnica de laboratório Rebeca de Oliveira Machado se explica por sua história. Com recém completos 23 anos, é uma que jovem que coleciona fortes vivências. Seu primeiro nome vem do hebraico Rivqah, que significa laço. Por extensão, “aquela que une”. E não parece ser acaso.


Natural de Gravataí, onde vive até hoje, é a quarta de sete filhos de José Antônio e Ana Beatriz. Em 2016, sua mãe, que era costureira e professora de artesanato, foi diagnosticada com um câncer e faleceu 35 dias depois, fato que fez a vida da família mudar completamente. Rebeca tinha 15 anos. Como o pai trabalhava o dia todo e seus irmãos mais velhos já não viviam na mesma residência, passou a cuidar dos três mais novos. Ia para a escola pela manhã e à tarde se encarregava dos afazeres domésticos e demandas com os pequenos, como revisão de temas, cuidados com as roupas, alimentação, entre outros. A avó materna morava próximo e auxiliava sempre que podia.


“Mesmo nossa mãe tendo nos ensinado tudo sobre os cuidados com a casa e a termos responsabilidade, foi complicado vivenciar o baque e a saudade. Claro que hoje tenho uma visão diferente do que tinha na época e enxergo os pontos positivos e o quanto aprendi”, conta.


Aos 17 anos, concluiu o Ensino Médio no Colégio Fundação Bradesco. Era 2017, mesmo ano em que, após um duradouro namoro, casou com Adriano. Chegou a fazer o Enem, pois tinha o desejo de seguir a faculdade de Química, mas, como não podia se afastar de casa principalmente por conta dos irmãos, optou pela modalidade EAD do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental no Centro Universitário UNINTER. Em 2020, conquistou uma bolsa integral para o curso Técnico em Química, desta vez no Colégio Dom Feliciano, em Gravataí. Também está cursando uma especialização em Microbiologia, resultado de uma bolsa obtida ainda ao final da formação em Tecnólogo em Gestão Ambiental. Nesse ínterim, chegou a trabalhar na linha de produção de uma metalúrgica.


Sua chegada na Simbios ocorreu por conta de uma alerta da colega de curso Christiane Ferreira Wojcik (leia a entrevista aqui), que a avisou sobre a existência de uma vaga de estágio. Rebeca se candidatou, foi selecionada e, em fevereiro de 2022, iniciou seu período de aprendizado dentro da empresa. Em janeiro de 2023, foi efetivada. Ela comenta que tem sido uma experiência gratificante trabalhar na Simbios. “A equipe é muito acolhedora e tem bastante cuidado em ensinar de forma detalhada cada processo aos mais novos”. 


Ressalta ainda que o ambiente de laboratório é desafiador, requerendo bastante atenção e precisão. “Ao mesmo tempo, é empolgante estar envolvida nesse meio e aprender as diferentes técnicas utilizadas para manusear cada amostra. Na Simbios, aprendi a ter calma para realizar cada processo, a ser mais resiliente e dar atenção aos detalhes, como ler tudo o que está descrito, e seguir as instruções de qualidade do laboratório”.


Há nove anos, formou junto com os irmãos mais novos o conjunto musical de louvores Vitória, ligado ao Ministério Jovens Kadosh, e que se apresenta em cultos da Assembleia de Deus, frequentada por toda a família. Também integra o grupo de coreografia Rastreados por Anjos. “Os sete filhos hoje são muito unidos, sempre nos reunimos aos finais de semana. A família é prioridade, estará sempre em primeiro lugar”, finaliza.


Assessoria de Comunicação

Anahi Fros | Jornalista