NOSSA EQUIPE | Nilo Ikuta: na pesquisa e desenvolvimento, o lazer preferido
A biografia de Nilo Ikuta é inspiradora. Seu entusiasmo, curiosidade e disposição para estudar despertam a admiração da equipe, que o descreve por estes atributos ao se referir ao diretor de P&D da Simbios Biotecnologia.
Natural de Mogi das Cruzes (SP), Nilo nasceu em 25 de setembro de 1964, quarto de cinco filhos do professor e pesquisador Hiroshi Ikuta e da dona de casa Suga Neguishi Ikuta (in memorian). Graduado pela Faculdade de Agronomia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em 1988, é doutor em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui extensa produção bibliográfica, com mais de 50 artigos científicos completos, nove capítulos de livros e dezenas de resumos em eventos e congressos, além de significativa produção tecnológica – produtos NewGene.
Desde pequeno, Nilo sempre foi muito dedicado e disciplinado, um estudante “caxias”, como ele mesmo define. “Eu era curioso e fui estimulado a pensar as coisas da natureza. Quem me falou pela primeira vez sobre genética foi meu pai, me mostrando as coisas que ele fazia”. Hiroshi, que é uma inspiração para seus passos, foi um dos primeiros engenheiros nikkeis no Brasil. Graduou-se em Agronomia pela Esalq-USP em 1954, tornando-se pesquisador-docente de Genética, Doutor em Agronomia pela USP em 1960, com pós-doutorado em Agronomia na Universidade de Kyoto, no Japão, tendo revolucionado o cultivo de hortaliças no Brasil.
“Meu pai parecia muito mais um lavrador, filho de agricultores. Nunca se referia a seu título de doutor. Transformava as coisas que aprendia e criava no meio acadêmico em produto, algo que me influenciou”, afirma. Nilo destaca que enquanto Hiroshi se dedicava à academia, sua mãe, Suga, cuidava dos filhos: “Uma mulher severa, que colocava as crianças na linha, mas com acolhimento e zelo”. O foco no trabalho, o compromisso com as coisas bem feitas e a educação foram valores transferidos por seus pais.
Mudou-se para o Rio Grande do Sul aos 24 anos junto com a esposa Agda Regina Yatsuda Ikuta – também agrônoma e a quem conheceu na faculdade –, e a pequena Mariana nos braços, primeira filha do casal e ainda com poucos meses de vida. Nilo havia conquistado uma vaga como aluno de doutorado no Departamento de Genética e Biologia Molecular (PPGBM/UFRGS). Sua família tornou-se completa em 2004, quando nasceu Gabriel.
Foi na UFRGS que conheceu seus sócios na Simbios, o agrônomo Vagner Lunge e o biólogo André Fonseca, então alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (PPGMAA). A universidade foi berço da empresa, fundada em 16 de julho de 1993 (confira aqui a história).
Nilo foi professor universitário por 20 anos, até 2020, função que equilibrava com seu cargo na empresa. Agora, sua dedicação é totalmente voltada à Simbios, sobre a qual comenta: “O que fazemos é entender as necessidades do mercado e buscar na ciência, em nível acadêmico, as respostas para atender suas demandas, transformando-as em produto. Somos tradutores de ciência e tecnologia”.
Sobre a boa convivência com os sócios, mesmo após 30 anos, indica: “Somos amigos, isso torna as coisas mais fáceis. E mesmo bastante diferentes, mantemos o respeito um pelo outro. Essa leveza se estende às relações com a equipe, que é desapegada de vaidades pessoais e pensa como um coletivo".
Nas horas vagas, ele gosta de assistir futebol, estar com a família, comer bem, e, acredite, trabalhar. “Meu pai sempre foi apaixonado por pesquisa. O maior prazer da vida dele era o trabalho, no sentido de não ser uma coisa pesada, pra ele era divertido. Assim como ele, adoro meu trabalho. Meu lazer preferido está em tudo que fazemos na Simbios. A pesquisa e o desenvolvimento são muito apaixonantes”, finaliza.
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista