NOSSA EQUIPE | Foco e tranquilidade guiam os passos de Christiane Ferreira Wojcik
Focada, reservada e metódica. A técnica de laboratório Christiane Ferreira Wojcik é uma colega querida e vista como muito tranquila entre a equipe. Uma calmaria que sabe a hora de abrir espaço para brincadeiras, prezando por manter um bom clima no ambiente de trabalho.
Chris, como é conhecida, nasceu em Porto Alegre mas, aos três anos, se mudou para Gravataí. Sua mãe, Cláudia Silvana (in memorian), e seu pai, José Carlos, tomaram a decisão de sair de um apartamento na Capital e investir as economias em uma casa em meio ao verde, na região metropolitana. “Minha mãe queria que eu crescesse na natureza, ao ar livre. Tive uma infância maravilhosa, fui muito feliz e me orgulho disso”, conta.
Cláudia, licenciada bióloga, era professora. José Carlos, administrador, funcionário por anos na Varig, passou a trabalhar por conta com serviços de manutenção e reparos após o fechamento da companhia aérea. A paixão e cuidados com a filha única norteavam os passos do casal. Ambos a criaram desde cedo com muito amor, mas também maturidade. Era uma relação baseada no diálogo franco, o que marcou fortemente o caráter de Chris.
Aluna dedicada, gostava de estar na escola, onde interagia com outras crianças. Aos 17 anos, encerrou o ensino médio. Chegou a passar em uma prova e obteve uma bolsa de estudos para o curso Técnico em Química na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo. Por conta da idade e das condições financeiras à época, teve de abrir mão da oportunidade.
Aos 14 anos, foi ajudante de costureira. Também atuou como assistente de telemarketing por um curto período. Trabalhou em uma escola particular de Gravataí como monitora e, em pouco tempo, foi promovida para a área administrativa.
Em 2020, conquistou uma nova bolsa para cursar Técnico em Química, desta vez no Colégio Dom Feliciano. Exatamente no pico da pandemia de Covid-19, em janeiro de 2021, foi em busca de um estágio. Passou por uma seleção na Simbios e foi chamada para a vaga, que assumiu no dia 22 de fevereiro. “Enquanto muita gente não fazia ideia do futuro, vi no período uma oportunidade”, conta. Em agosto, apenas seis meses depois, foi efetivada.
“No início deu aquele frio na barriga, mas todo mundo foi muito atencioso comigo. E o curso me deu uma base muito boa, apesar de muitas coisas serem diferentes dos processos que fazemos, sendo que foi na Simbios que me aprofundei. Até hoje, sempre pergunto muito e peço que me corrijam. Todo mundo se ajuda, apoia, é uma equipe maravilhosa, a gente tem prazer no que faz”, comenta.
Atualmente, Chris trilha uma nova caminhada para atingir mais um salto pessoal e profissional: está cursando o quarto semestre do bacharelado em Química na Uninter, como bolsista do Prouni. A previsão é de que a graduação ocorra em 2025.
Nos momentos de lazer, gosta de andar de bicicleta e de dançar tanto na academia como em festas. E olha só essa surpresa: ela revela que, aos 20 anos, integrou uma banda, a All Night, da qual foi a vocalista por três anos. A introspecção, diz, dava lugar a performances desinibidas no palco. Atualmente, mora em Cachoeirinha com o companheiro, Marnon.
Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista