NOSSA EQUIPE | André Fonseca: foco no elemento humano como centro das relações Simbios Biotecnologia

NOSSA EQUIPE | André Fonseca: foco no elemento humano como centro das relações

Encerrando as celebrações de aniversário dos 30 anos da Simbios Biotecnologia, é hora de contar um pouco da trajetória de uma pessoa bastante especial na história da empresa. O destaque do mês da seção Nossa Equipe é André Salvador Kazantzi Fonseca, nosso sócio-fundador e diretor executivo. Ele é o profissional que tece as relações internas e externas da organização, gerando o elo não somente entre os resultados em pesquisa e tecnologia e o mercado de proteína e sanidade animal, mas também entre as relações humanas existentes nessas cadeias, equilibrando essas missões.


Conectar pessoas, fazendo a ponte entre diferentes setores, circunstâncias e expectativas, é uma de suas principais características. André é reconhecido por sua busca pelo equilíbrio, motivando a equipe a alcançar consistentemente os melhores resultados, tendo a confiança e gentileza no trato como base dos relacionamentos. O resultado vem se traduzindo no comprometimento de todos com as os objetivos e tarefas, gerando um ambiente de trabalho saudável, afirmativa corroborada por todos os entrevistados até aqui. Entre alguns dos adjetivos utilizados por colegas ao se referirem ao executivo, estão seu comprometimento, integridade e bom humor, além da curiosidade em sempre aprender coisas novas. Tecnologia é uma de suas paixões, assim como a leitura.


As qualidades citadas refletem muito a criação e exemplos que André vivenciou. Natural de São Paulo, capital, nasceu em 28 de maio de 1966. Em 1975, se mudou para Porto Alegre (RS) com os pais, o mineiro Bartolomeu Fonseca Silva e a grega, natural de Atenas, Chryssoula Kazantzi Fonseca (apelido Ula), e os irmãos Bartolomeu e Ricardo. 


Seu pai, advogado da área tributária, auditor contábil e fiscal, era alto executivo de empresas até fundar sua própria companhia, influenciando os filhos em sua veia administrativa. “Seu envolvimento era sempre intenso e com absoluto compromisso. E tem muita coisa que sou parecido com ele. Já o lado alegre é muito da minha mãe”, comenta André, que teve a oportunidade de trabalhar por muitos períodos com Bartolomeu até definir sua própria carreira.


André se formou em Biologia na UFRGS. Era pesquisador egresso do mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (PPGMAA/UFRGS) quando se uniu, no início da década de 90, aos engenheiros agrônomos Vagner Ricardo Lunge e Nilo Ikuta para desenvolver projetos de tecnologia aplicada no Centro de Biotecnologia da universidade. Em 16 de julho de 1993, fundaram a Simbios Biotecnologia, iniciando de forma pioneira no país o diagnóstico molecular por meio da realização de análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos. Nestas três décadas, eles tornaram a empresa referência no setor.


“Hoje está todo mundo correndo atrás de resultados, metas numéricas parametrizáveis, mensuráveis. Mas a gente sabe que, no dia a dia, é nas relações que as coisas são mais densas e onde residem os maiores desafios. Então, fundamentalmente, o que a gente procura na Simbios é o elemento humano antes de tudo. Isso é inegociável. O resto a gente desenvolve”, explica. 


Casado com Sandra Fonseca, agrônoma, é pai de Tereza Cristina, advogada, e Rodrigo, estudante de Estatística. “Devemos fazer pelos nossos, seja família, equipe ou amigos, valorizando quem passa por nossas vidas”, finaliza.


Assessoria de Comunicação

Anahi Fros | Jornalista