Lançamento IBV GI23Tip | Diferenciação da cepa vacinal Var206 das cepas de desafio de campo GI-23 (Var2)
Caracterizada molecularmente pela primeira vez em uma granja de frangos de corte no Brasil, pela equipe da Simbios Biotecnologia, em 2022, a linhagem GI-23 do IBV, também conhecida como Var2, tem se mostrado altamente contagiosa e potencialmente dominante, causando grandes prejuízos à avicultura mundial. Tamanha importância, agravada pelas limitações de vacinas heterólogas experimentadas em outros países, foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no final do mesmo ano, resultando na autorização para importação e comercialização da vacina TABIC IBVAR206 da Phibro Saúde Animal, a primeira solução homóloga eficaz para conter o surto da linhagem GI-23 do IBV.
A possibilidade de cepas de campo e vacinais homólogas coexistirem em plantéis de frangos de corte, matrizes e aves de postura, representa desafio complexo para o manejo e compreensão da dinâmica do vírus. Na busca de assertividade, a Simbios Biotecnologia desenvolveu e validou método de biologia molecular DIVA (Differentiating Infected from Vaccinated Animals) capaz de diferenciar a cepa vacinal Var206 das cepas IBV GI-23 de desafio de campo. Baseado em polimorfismos específicos, o método entrega informação fundamental e inédita para o monitoramento e controle eficaz de infecções por GI-23, principalmente crítica em lotes vacinados com a cepa homóloga. Outra aplicação relevante é no controle da proteção vacinal, seja em consequência de problemas de manejo, ou por interferência de anticorpos maternos, por exemplo.
A nova modalidade de análise GI23Tip representa avanço significativo no diagnóstico e controle da cepa GI-23 de IBV. Assim como os outros oferecidos pela Simbios para IBV, o método pode ser aplicado em amostras de cultivos, traqueias, tonsilas cecais, rins e suabes.
E, é sempre bom ressaltar: a Simbios oferece portfólio completo para análises diagnósticas e epidemiologia molecular do IBV, incluindo as linhagens GI-1 (cepas Massachusetts), GI-11 (cepas BR) e GI23, complementada com a análise filogenética por sequenciamento do gene S1. Também desenvolvemos, fabricamos e comercializamos os reagentes amplamente testados em nosso laboratório - na Linha NewGene -, que proporcionam agilidade, precisão e segurança nos resultados dos laboratórios da agroindústria avícola.