IBV na América Latina: modalidade de análise IBVxTip e kits NewGene GI13Amp e GI16Amp Simbios Biotecnologia

IBV na América Latina: modalidade de análise IBVxTip e kits NewGene GI13Amp e GI16Amp

Recentemente, a Simbios aprimorou o diagnóstico molecular do IBV, melhorando os alvos das linhagens GI-1, GI-11 e GI-23, comuns no Brasil, ampliando a cobertura frente à diversidade de cepas. A nomenclatura dos produtos e serviços também foi atualizada, atendendo ao novo consenso internacional.

Agora, a empresa lança métodos de identificação para as linhagens GI-13 e GI-16 do vírus da Bronquite Infecciosa Aviária (IBV), com especial atenção à avicultura latino-americana.  A inovadora modalidade de análise IBVxTip considera a tipificação das linhagens GI-13 e GI-16, além das já conhecidas GI-1, GI-11 e GI-23. 

Além disso, nossa linha de produtos passa a oferecer os mastermixes NewGene GI13Amp e GI16Amp, além dos controles positivos NewGene GI13Ref e GI16Ref.


Os novos serviços de tipificação de IBV:

IBVTIP: Identifica as linhagens GI-1 (cepas Massachusetts), GI-11 (cepas BR-I e BR-II) e GI-23 do vírus da bronquite infecciosa aviária (IBV), comumente encontradas na avicultura brasileiras.  

IBVxTIP: Inclui a detecção das linhagens GI-13 (cepas 793B, 4/91 e CR88) e GI-16 (Q1), permitindo a identificação do espectro mais amplo de cepas circulantes na América Latina.


Novos produtos (mastermixes e controles de reação):

NewGene GI13Amp e GI13Ref: para detecção específica por RT-qPCR da linhagem GI-13.

NewGene GI16Amp e GI16Ref: para detecção específica por RT-qPCR da linhagem GI-16.


A linhagem GI-16, difundida em todo o mundo, demonstra alta prevalência na América do Sul (embora não disseminada no Brasil), conjuntamente à GI-11. Nesta linhagem, a representante mais conhecida é a cepa Q1, originária possivelmente da Ásia e com histórico de disseminação em vários países, como Argentina e Chile (atualmente com alta prevalência), além de Uruguai, Colômbia e Peru, entre outros (1).

A linhagem GI-13, que inclui mais de 70 cepas vacinais e virulentas de campo anteriormente classificadas como tipo 793B, é representada pela cepa protótipo 793B, além da 4/91 e CR88. Devido ao seu potencial de recombinação genética com cepas de campo, esta linhagem exige monitoramento constante. Está presente em várias regiões do mundo, tendo sido detectada em países como Chile, Honduras e México, com focos isolados no Brasil (2).

A modalidade de análise IBVxTip e os novos produtos NewGene ampliam a identificação de cepas de IBV, consolidando o portfólio da Simbios como o mais completo do Brasil e oferecendo uma tecnologia de ponta para o controle da bronquite infecciosa das galinhas, agora ultrapassando as fronteiras nacionais.

Com estes lançamentos a Simbios reafirma seu papel em trazer inovações para a avicultura, oferecendo soluções cada vez mais completas e eficazes.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Marandino, A., Vagnozzi, A., Craig, M. I., Tomás, G., Techera, C., Panzera, Y., ... & Pérez, R. (2019). Genetic and antigenic heterogeneity of infectious bronchitis virus in South America: implications for control programmes. Avian Pathology, 48(3), 270-277.

Marandino, A., Mendoza-González, L., Panzera, Y., Tomás, G., Williman, J., Techera, C., ... & Pérez, R. (2023). Genome Variability of Infectious Bronchitis Virus in Mexico: High Lineage Diversity and Recurrent Recombination. Viruses, 15(7), 1581.