IBDV G15 (Grupo Molecular 15) é Genogrupo 4 de Michel & Jackwood (2017) Simbios Biotecnologia

IBDV G15 (Grupo Molecular 15) é Genogrupo 4 de Michel & Jackwood (2017)

Distintas composições de aminoácidos na região hipervariável da proteína do capsídeo VP2 (hvVP2) definem os tipos antigênicos variantes e clássicos do vírus da doença de Gumboro - IBDV. Por esta razão, os melhores métodos moleculares exploram hvVP2 na caracterização das cepas de IBDV, como é o caso da genotipagem oferecida pela Simbios, aplicada há mais de 25 anos no Brasil, e da recente classificação de IBDV organizada em Genogrupos proposta por Michel & Jackwood (2017).

São esquemas que apresentam plena correspondência, como pode ser visto no quadro recentemente atualizado em nosso site (clique aqui).

É um avanço importante dispormos de boas classificações que se equivalem pois, de posse de tabelas como esta apresentada, podemos comparar cepas de procedências diversas, caracterizadas em diferentes laboratórios, até por metodologias distintas. Mas é essencial que a equivalência seja convalidada, garantindo comparações em regiões sobrepostas do genoma, condição que não é automaticamente definida, se esta não for a premissa dos métodos.

Nos últimos dias, passamos a apresentar nos laudos a tabela de Grupos Moleculares enriquecida com a classificação proposta por Michel & Jackwood (2017), inclusive de forma retrospectiva.

Entende agora porque podemos afirmar que G15 é Genogrupo 4 de Michel & Jackwood (2017)?

E qual a melhor classificação para o vírus de Gumboro - IBDV? Isto, quem escolhe é o usuário. A classificação da Simbios identifica cepas vacinais como W2512, V877, 228E, apresentando com muita familiaridade a cepa brasileira subclínica G15, da mesma forma que diferencia o patotipo clínico G11, distinguindo-o da cepa vacinal MB11 da Phibro. Trata-se de um esquema que foi evoluindo e amadurecendo, ao reconhecer a dinâmica das cepas importantes no Brasil mas, ao mesmo tempo, foi-se preparando para aplicação e equivalência no cenário internacional.

Tem curiosidade sobre resultados anteriores, considerando este novo esquema de classificação? Basta acessar seu antigo laudo em www.simbios.com.br.

Quer saber mais sobre variações antigênicas de IBDV, esquemas de classificação ou equivalência de métodos? Clique em www.simbios.com.br/contato ou nos procure nas nossas redes digitais -  linktr.ee/simbiosbiotech.


-------------------------------------------------------------

Michel, L. O., & Jackwood, D. J. (2017). Classification of infectious bursal disease virus into genogroups. Archives of virology, 162, 3661-3670.