Gaby: nos estudos, a realização de um sonho Simbios Biotecnologia

Gaby: nos estudos, a realização de um sonho

Ela tem a idade da empresa: 29 anos. Gabriela Kalinowski de Souza afirma, cheia de orgulho, que a base de sua vida adulta foi estruturada dentro da Simbios, na qual iniciou como estagiária em 2015, dois anos antes de se graduar bióloga. Gaby, mesmo tímida, foi conquistando a todos por sua competência, disposição para aprender e ajudar, equilíbrio e amorosidade. 


A caminhada não foi fácil. De uma família com uma história de batalha e uma vida bastante regrada em termos econômicos, mudou várias vezes de cidade e escolas ao longo da infância e adolescência. Seus pais, Neli e Juarez (in memorian), carregavam nas malas a expectativa de melhores oportunidades de trabalho. Natural de Esteio, foi ainda bebê viver em Canoas, onde mora atualmente. É a segunda de três filhas, tendo como irmãs Daniela e Rafaela.


A educação transformou sua vida. Muito curiosa e estudiosa, cursava o Ensino Médio na Escola Estadual André Leão Puente, de Canoas, quando decidiu qual profissão seguiria. A inspiração veio das aulas da professora de Biologia, Vanessa Martini. 


Aos 17 anos, com o apoio fundamental da mãe, fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sua pontuação garantiu o ingresso na faculdade dos sonhos via bolsa de estudos integral do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Em 2017, se graduou bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade La Salle. O pai, que não imaginava ver uma das filhas formada por conta das dificuldades de uma vida, chorou emocionado do início ao fim da cerimônia de formatura.


Sobre as curiosidades da sua relação inicial com a Simbios, ela diz que, quando foi escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sobre fixação de nitrogênio no plantio de soja, que não é foco da empresa, ficou surpresa ao deparar com um artigo sobre o tema assinado por André Fonseca e Nilo Ikuta, sócios-fundadores da Simbios. “Pensei: eles são pioneiros em diagnóstico molecular, já fizeram tantas coisas legais e pesquisaram até sobre fixação de nitrogênio! Foi muito legal!”, recorda.


“Passados sete anos, a Simbios, o que fazemos, ainda me surpreende. Penso sempre, como isso tudo que fazemos é possível, é tudo tão complexo e, ao mesmo tempo, tão bacana! Aprendo muito todos os dias, pois atuo junto ao desenvolvimento de serviços e produtos, onde sempre surgem novidades. E é tudo muito gratificante. Vale ressaltar que a Simbios é feita de uma equipe maravilhosa. A gente se entende e tem uma ligação muito bacana. Somos muitos bons no que fazemos, e esse é um sentimento coletivo. E, se erramos, não somos massacrados, mas conduzidos a melhorar através do diálogo”, comenta.


Fora da empresa, seu hobby favorito é a leitura, além de ouvir música e jogar videogame. Também adora curtir a nova casa, onde mora há poucos meses com o companheiro, Gianlucca, também biólogo. Os dois se conheceram na faculdade e se reencontraram em 2019. “A gente gosta de ficar juntos arrumando nosso canto, deixando tudo do nosso jeitinho”, finaliza.


Assessoria de Comunicação

Anahi Fros | Jornalista