Entenda porque o diagnóstico molecular é uma ferramenta valiosa para a saúde dos pets
O diagnóstico molecular é uma tecnologia avançada que revoluciona a forma como os veterinários diagnosticam e tratam doenças em animais de estimação. Ele utiliza a análise de DNA para identificar a causa específica de uma condição médica e tem como principal vantagem a acurácia, pois permite a identificação precisa do agente causador da doença, seja ele um vírus, bactéria, protozoário ou outro microrganismo.
Um dos testes de diagnóstico molecular mais comumente usados na saúde de animais de estimação é a reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR), que amplifica e detecta sequências específicas de DNA ou RNA (quando antecedida da transcrição reversa), permitindo a detecção de doenças infecciosas, como o vírus da leucemia felina (FeLV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV) em gatos ou o parvovírus canino em cães. Esses testes permitem que os veterinários diagnostiquem e tratem rapidamente a causa da doença, levando a melhores resultados de saúde para o animal de estimação. Em alguns casos, os testes de diagnóstico molecular podem até ajudar a prevenir a propagação da doença para outros animais de estimação e humanos.
A Simbios Biotecnologia conta com uma linha veterinária de diagnóstico molecular específica para pets, com foco tanto para a aplicação clínica – servindo como apoio ao médico veterinário – como também para uma investigação de caráter científico – suporte a pesquisas acadêmicas.
Em nosso site, você encontra em detalhes os serviços de diagnóstico PCR para cada agente infeccioso e a alternativa de kit NewGene especialmente desenvolvida para a execução da rotina em seu próprio laboratório, permitindo a detecção rápida e confiável dos marcadores genéticos de doenças infecciosas.