Emergência e disseminação de sorotipos de Salmonella no Brasil
A Salmonella é uma das principais preocupações na produção avícola brasileira e mundial. Além das doenças nas próprias aves em produção (como tifo aviário e pulorose), que podem resultar em grandes perdas econômicas nas granjas, essa bactéria pode ser transmitida ao homem pelo consumo de produtos avícolas contaminados (como ovos, carnes e diversos derivados). Esses alimentos podem causar infecções individuais ou surtos de salmonelose na população.
As várias cepas dessa bactéria são classificadas em sorotipos / sorovares para fins epidemiológicos. Esses sorotipos possuem características próprias que determinam a adaptação a diferentes hospedeiros (aves, suínos, bovinos, humanos etc.) e a gravidade das manifestações clínicas nas várias espécies animais. O sorotipo Gallinarum é o principal associado a doenças nas aves, sendo classificado em dois biovares: Gallinarum (causador do tifo aviário) e Pullorum (causador da pulorose).
Já a contaminação alimentar ocorre principalmente pelos sorotipos mais frequentes nas granjas (como por exemplo Enteritidis, Typhimurium, Heidelberg, Minnesota, entre outros) e que são eventualmente transmitidos para os alimentos no processamento nas agroindústrias. A ampla disseminação dessas bactérias também depende de diversos fatores que, quando ocorrem em conjunto nas cadeias de produção avícola, podem resultar em surtos pandêmicos por determinado sorotipo.
Todas as salmonelas, em especial dos sorotipos mais preocupantes, são monitoradas com diagnóstico laboratorial e controladas, desde a granja, até o comércio de carnes e ovos, passando por toda a cadeia de produção - logística, processamento e armazenamento.
A Simbios Biotecnologia tem intensificado estudos científicos na última década para entender melhor a disseminação da Salmonella e os principais sorotipos. Também foram desenvolvidas pesquisas para aprimorar os procedimentos de monitoramento com métodos de diagnóstico, com a publicação de dezenas de artigos científicos sobre o tema. Em recente estudo de revisão, intitulado Emergence, Dissemination and Antimicrobial Resistance of the Main Poultry-Associated Salmonella Serovars in Brazil, foram abordados os principais eventos de emergência e disseminação de sorotipos no Brasil ao longo do tempo.
Este e outros assuntos serão tratados na 6ª edição do Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios (Avisulat), que ocorre de 28 a 30 de novembro e contará com a presença de nosso sócio-fundador e pesquisador Nilo Ikuta, que falará sobre Epidemiologia e Diagnóstico Molecular de Salmonella às 8h40min do primeiro dia de programação.
O evento é promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS) e ocorre no Teatro do SESI/FIERGS, em Porto Alegre.