Diarreias virais em cães: principais agentes e a importância do diagnóstico preciso Simbios Biotecnologia

Diarreias virais em cães: principais agentes e a importância do diagnóstico preciso

A diarreia em cães é caracterizada por alterações na frequência, consistência ou volume das evacuações e pode indicar uma ampla variedade de patologias. Em muitos casos, esse sintoma representa apenas uma manifestação inicial de um quadro mais complexo, exigindo do veterinário a capacidade de entender suas causas para o diagnóstico e tratamento eficaz. 

As doenças gastrointestinais representam grande parte das afecções da clínica médica de pequenos animais e estão entre as principais enfermidades, responsáveis por morbidade e mortalidade em cães de todo o mundo.


Os seguintes vírus estão associados a patologias gastrointestinais caninas:


:: CPV-2 (Parvovírus Canino do tipo 2): a parvovirose canina é altamente contagiosa. A diarreia é um dos principais sintomas, geralmente acompanhada de vômitos, desidratação e letargia e acomete cães de qualquer idade, mas os filhotes de dois a quatro meses são mais suscetíveis e representam quadros mais graves. 

:: CCoV (Coronavírus canino): a infecção por CCoV em cães é altamente contagiosa e geralmente provoca gastroenterite inaparente ou discreta. Os sinais clínicos incluem anorexia, letargia, vômito, diarreia aquosa e desidratação. O vírus é excretado em alto título nas fezes e transmitido pela via orofecal. Embora a taxa de mortalidade seja baixa, infecções fatais podem ocorrer em consequência de infecções mistas envolvendo CCoV, juntamente com CPV-2, CADV-1 ou CDV. 

:: CADV-1 (Adenovírus Canino 1): pode causar doenças respiratórias e hepáticas em cães, mas também pode levar a sintomas gastrointestinais, incluindo diarreia e vômito. É mais comum em animais com menos de seis meses de idade. 

:: CDV (Vírus da Cinomose Canina): um vírus altamente contagioso, que afeta o sistema respiratório, gastrointestinal e nervoso dos cães. A diarreia pode ser um dos sintomas em cães de qualquer idade, sendo os filhotes de quatro a seis meses mais suscetíveis.


Em muitos casos, as infecções virais gastroentéricas podem ser mais graves ou até mesmo fatais, especialmente em filhotes, cães imunocomprometidos ou em coinfecções.

O diagnóstico preciso de qual patologia acometeu o animal é fundamental para a adoção de medidas terapêuticas e preventivas adequadas. A Simbios Biotecnologia oferece produtos e serviços específicos para o diagnóstico molecular por PCR desses agentes. São soluções desenvolvidas para garantir acurácia e confiabilidade nos resultados, auxiliando no manejo eficaz das doenças gastroentéricas virais em cães.


Veja também:

PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Diagnóstico e epidemiologia molecular da cinomose canina

PCR é aliada do tratamento de doenças em animais de estimação

PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Parvovirose em cães e animais silvestres

Diagnóstico de formas atípicas de Cinomose

Diagnóstico de CPIV e CAdV-2 no Complexo Respiratório Infeccioso Canino – Tosse dos Canis