Diagnóstico molecular de Francisella orientalis em peixes
Doenças caracterizadas pela formação de granulomas, nódulos inflamatórios que acometem múltiplos órgãos, podem reduzir drasticamente a produtividade na aquicultura.
A Francisella orientalis, bactéria intracelular facultativa impactante para a aquicultura, até recentemente era considerada subespécie de F. noatunensis, com a subsp. noatunensis associada a patologias em bacalhau no Atlântico e F. noatunensis subsp. orientalis relacionada a infecções em tilápias. No entanto, diferenças significativas identificadas em análises genômicas provocaram a reclassificação taxonômica e atualmente são reconhecidas duas espécies distintas: a Francisella noatunensis e a Francisella orientalis.
A franciselose em tilápias, causada pela F. orientalis, é enfermidade de ocorrência global. Clinicamente, manifesta-se como infecção sistêmica, crônica e granulomatosa, frequentemente confundida pelas causadas por Edwardsiella spp. Desta forma, o diagnóstico molecular é considerado indispensável. A técnica de qPCR possibilita diagnóstico preciso, específico e altamente sensível, mesmo em estágios iniciais da infecção, quando os sintomas ainda não são evidentes.
A Simbios Biotecnologia oferece soluções para o diagnóstico, disponibilizando tanto o serviço de análise, quanto o kit NewGene FORAmp para a detecção de Francisella orientalis por qPCR. O diagnóstico preciso, além de direcionar o tratamento eficaz, define a estratégia vacinal para o controle desta doença de difícil erradicação.
Entre em contato conosco e descubra como podemos contribuir para proteger a produção, promovendo a saúde dos peixes e a sustentabilidade do negócio na piscicultura.
Veja também:
Diagnóstico molecular na aquicultura melhora o manejo de doenças e reduz riscos
Conheça nossa linha de produtos NewGene e serviços de análises para aquicultura
Desafios sanitários na aquicultura e o apoio laboratorial
Biologia molecular na aquicultura qualifica a informação diagnóstica
Patologias e biosseguridade na aquicultura