Detecção molecular na inspeção de produtos de origem animal
Com a demanda crescente por proteínas animais e a intensificação da produção pecuária, aumenta a preocupação com a origem e rastreabilidade das proteínas presentes nos alimentos destinados aos consumos humano e animal, exigindo compromisso da cadeia produtiva.
A garantia da sanidade de produtos de origem animal, que compreende cuidados em todas as etapas da produção, é critério determinante na comercialização tanto no mercado interno quanto internacionalmente. O controle dos riscos de contaminação de alimentos e rações por patógenos e príons está inserido em diversas normativas nacionais e internacionais, como a IN 08/2004 e o Codex Alimentarius da FAO/WHO. Na produção de farinhas para alimentação animal, também se destacam os cuidados para a prevenção da contaminação cruzada nas linhas (IN 04/2007).
Outro determinante no comércio internacional, que exige especial atenção da indústria, são os atendimentos de caráter religioso para comercialização com alguns países, caso das normas Halal e Kosher, exigidas por países muçulmanos e judeus para o consumo humano direto e indireto, ou seja, em alimentos ou em rações de animais de produção.
Um dos métodos mais eficientes para identificar a presença de proteínas animais é a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). A Simbios oferece há 31 anos seus serviços de diagnóstico molecular de alta sensibilidade, especificidade e precisão para detecção de proteínas de suínos, bovinos, de aves (frangos e perus) e ovinos.
Nossa casuística dos últimos sete anos ressalta a importância deste diagnóstico e o comprometimento da indústria brasileira na qualidade de seus produtos de origem animal.