Contribuição da biologia molecular para a segurança alimentar da população Simbios Biotecnologia

Contribuição da biologia molecular para a segurança alimentar da população

Os princípios da segurança alimentar são peça-chave para o acesso regular e permanente da população a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. E as proteínas de origem animal são essenciais para uma alimentação nutritiva, saudável e equilibrada (1). O diagnóstico molecular contribui de forma relevante com este universo por meio da adoção de métodos avançados da biologia molecular, que possibilitam a investigação de alvos de interesse a partir da análise do material genético, o DNA e o RNA, representando uma importante ferramenta do conjunto de procedimentos técnicos de biossegurança (2).


Instituições e empresas como a Simbios Biotecnologia, com foco em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), têm sido protagonistas no processo evolutivo do cluster de proteína animal. Por meio da amplificação e caracterização do material genético (DNA ou RNA), utilizando técnicas como PCR, RT - PCR, Real Time PCR, RFLP e sequenciamento, é possível detectar de forma ágil, sensível e eficiente quantidades mínimas de um agente biológico que esteja causando uma infecção ou adulterações nos alimentos de origem animal. 


Demandados pela indústria de setores como a avicultura e suinocultura, que estão em frequente monitoramento de seus plantéis, identificamos, por exemplo, micro-organismos patogênicos, como Salmonella, E. coli e Listeria, em produtos de origem animal, que representam sérios riscos à saúde pública, evitando que o produto chegue à gôndola do supermercado. A detecção precoce de adulterações mitiga riscos, pois gera a possibilidade de tomada de decisões, previne crises e protege o consumidor final, garantindo a integridade do alimento. Além disso, o método de análise também tem se mostrado como uma valiosa ferramenta para avaliar a eficiência de vacinas (3) e qualidade de rações (4). 


Portanto, a identificação de agentes etiológicos com acurácia, praticidade e agilidade, principais características do diagnóstico molecular, têm papel fundamental no controle da disseminação de doenças produtivas de risco biológico ou que constituem barreiras sanitárias.