Limpeza, descontaminação e cuidados gerais com os termocicladores Simbios Biotecnologia

Limpeza, descontaminação e cuidados gerais com os termocicladores

A limpeza regular é crucial para garantir o desempenho ideal e a longevidade deste equipamento tão valioso. A sujidade nos poços (wells) do termobloco interfere nas trocas de calor e na leitura ótica de termocicladores qPCR, impactando diretamente na qualidade dos resultados. Assim, manter a máquina de PCR limpa vai além da estética: garante a confiabilidade e reprodutibilidade dos diagnósticos, além de reduzir o risco de contaminações cruzadas por amplicons, prolongando a vida útil do equipamento e evitando interrupções devido a manutenções não planejadas.

Para garantir o bom funcionamento do termociclador, siga as instruções do manual do fabricante, que, normalmente, inclui diretrizes de limpeza e um cronograma de manutenção. 

Seguem algumas boas práticas que adotamos em nosso laboratório, que ajudam a manter o equipamento em ótimas condições:


:: Realize limpezas externas diárias ou semanais, conforme sua frequência de uso, utilizando um pano macio levemente umedecido com detergente de pH neutro e com álcool 70%;


:: Quando a calibração do background ou dos corantes é reprovada, torna-se necessário realizar a limpeza do termobloco. Para isso, utilize água deionizada ou destilada e gentilmente limpe com um cotonete macio e que não solte fiapos. Em seguida, aplique etanol 70% ou isopropanol, sempre aplicando e removendo os líquidos com auxílio de uma pipeta. Certifique-se de que os poços estejam completamente secos antes de prosseguir e refazer a calibração. Caso a calibração ainda não seja bem sucedida repita a limpeza e, se necessário, utilize hipoclorito de sódio 1%;


:: Limpe a tampa (hot lid) seguindo o mesmo procedimento utilizado para higienizar os poços. Certifique-se de que a tampa esteja completamente seca antes de reutilizar o equipamento;


:: Execute todas as calibrações recomendadas pelo fabricante. Alguns modelos requerem atendimentos regulares, como a calibração espacial, de background e de corantes. A frequência pode ser definida pelo fabricante, sendo por vezes indicada pelo próprio equipamento. A calibração espacial (ROI, region of interest) mapeia a posição dos poços no termobloco para garantir uniformidade de luminosidade. A calibração de background compara a fluorescência de cada poço com a média da placa, eliminando o ruído de fundo. Já a calibração de corantes (dye calibration) utiliza fluoróforos como padrões para caracterizar e distinguir a contribuição de cada corante na fluorescência total.


É preciso garantir que os procedimentos de manutenção, limpeza e descontaminação do termociclador PCR façam parte da rotina do laboratório para obter resultados de alta qualidade, reduzir o risco de contaminação cruzada e garantir que o termociclador opere por muitos anos.

Compartilhe suas dúvidas ou comentários! Estamos sempre prontos para discutir ideias e enriquecer as boas práticas de laboratório de biologia molecular.